O Espaço do Cidadão estará aberto ao público das 8h30 às 15h00 com um catálogo diversificado de serviços, desde a renovação do cartão do cidadão para maiores de 25 anos por expiração do prazo de validade ao pedido de alteração de morada ou chave móvel digital. Terá ainda ao seu dispor alguns serviços da Segurança Social como segurança social direta, informação genérica e agendamento de atendimento.

Catálogo de Serviços

Entidades e Serviços

O Espaço do Cidadão (EC) é um local onde os cidadãos podem aceder a serviços digitais disponibilizados pela Administração Central, resultante da parceria desta com outras entidades. A massificação do acesso a estes serviços resulta da concretização de uma política em que todos os serviços públicos que possam ser prestados digitalmente, estarão disponíveis online. A interação dos cidadãos com o Estado será feita preferencialmente por meios digitais de forma a aumentar a eficiência e reduzir tempos de espera.

Os EC serão assim uma rede de atendimento digital resultante da parceria entre a Administração Central e o Município da Póvoa de Varzim para a prestação de serviços online, assistida por funcionários qualificados: os mediadores de cidadania, previamente qualificados para ajudar os cidadãos a beneficiar dos serviços digitais.

O modelo subjacente aos Espaços Cidadão tem como principais objetivos:

  • Servir melhor o cidadão, proporcionando-lhes um modelo de atendimento mais conveniente, mais próximo e rápido, o que só é possível através de parcerias entre a Administração Central e Local;
  • Reforçar a coesão territorial e social: a rede dos Espaços Cidadão pretende majorar os territórios de baixa densidade populacional, contribuindo deste modo, para essa coesão;
  • Aumentar a qualidade da prestação de serviços públicos: transpondo a experiência das Lojas do Cidadão, enquanto ponto único de contacto com a Administração, para a nova era digital com um modelo de atendimento assistido;
  • Combater a infoexclusão promovendo a literacia digital.