A formação é constituída por quatro módulos: Direito e Relações Internacionais, com a coordenação do Prof. Doutor José Azeredo Lopes; Estratégia, com a coordenação do Prof. Doutor Luís Dias Ramos; Tecnologia, Recursos e Segurança e proteção Marítima, com a coordenação do Prof. Doutor Capitão de Mar e Guerra José Velho Gouveia; Economia e Desenvolvimento Sustentável com a coordenação do Dr. Miguel Marques. A primeira aula foi orientada pelo Dr. Miguel Marques e versou sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

A turma é composta por 18 alunos, com experiências e conhecimentos académicos muito diversos, o que a torna bastante heterogénea. De acordo com o Vice-Presidente da Câmara, que marcou presença nesta primeira aula, “foi feito um esforço para tornar este Curso inclusivo e acessível, independentemente de terem ou não formação universitária”, com o único objetivo de gerar valor nas áreas-chave ligadas ao “recurso natural mais importante do nosso concelho”.

Luís Diamantino referiu que esta é uma “iniciativa pioneira de afirmação da Póvoa de Varzim como uma referência marítima nacional”, nomeadamente ao nível da sua capacidade competitiva no setor da economia azul.

O programa prevê 96 horas de formação e funciona na modalidade presencial e pós-laboral, no Centro Póvoa Empresas, com sessões às sextas-feiras das 17h00 às 20h00 e aos sábados das 9h00 às 12h00, e irá decorrer até ao dia 12 de outubro de 2024.