Ao longo de duas semanas, foi lançado um desafio aos jovens poveiros para que, com espírito de grupo e privilegiando o contacto com a natureza, participassem em atividades pensadas para os tornar mais ativos na defesa do meio ambiente e no combate às alterações climáticas.

O empoderamento dos jovens no contexto da emergência climática é um dos objetivos fundamentais do recém-criado Centro do Clima da Póvoa de Varzim, por iniciativa do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Por isso, o programa promovido no âmbito desta iniciativa teve uma componente educativa e de consciencialização ambiental, aliada à aventura e diversão com o acompanhamento permanente de animadores no terreno.

A Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Sílvia Costa, esteve presente num dos dias deste programa que proporcionou gratuitamente, a cerca de 20 jovens, as seguintes experiências: uma visita ao Ecomuseu de S. Pedro de Rates, atividades no Rates Park, reflexões sobre uma alimentação sustentável, recolha de lixo abandonado, uma sessão de introdução à fotografia da Natureza com o fotógrafo Carlos Rio, entre outras.

O Centro do Clima da Póvoa de Varzim, o primeiro do País, é uma instituição criada “única e exclusivamente para lidar com o desafio das alterações climáticas”, conforme sublinhou o Presidente da Câmara Municipal durante a assinatura do Acordo de Parceria com a Associação Biopolis e a Junta de Freguesia de Rates, no passado mês de julho.