Leonardo Garcia, a competir pela Alenquer / GDM / Anipura, tornou-se no primeiro vencedor do Grande Prémio dos Campeões que decorreu na Póvoa de Varzim. O jovem cadete conseguiu anular a vantagem de Gonçalo Costa, que partiu para o segundo setor da segunda etapa com a camisola amarela após o triunfo matinal no contrarrelógio, garantindo assim a conquista desta prova que homenageia o ciclista poveiro.

Dimas Mota, pela Landeiro/KTM/Matias&Araújo, e Gonçalo Costa, pela Academia Efapel de Ciclismo, terminaram, respetivamente, em 2.º e 3.º lugar. O campeão algarvio natural de Loulé, Leonardo Garcia, fechou a prova com um registo de 3h32m37s.

Na última prova (2.º setor da 2.ª etapa) Leonardo Garcia foi mais forte e terminou com 1h21m23s, o mesmo tempo de Dimas Mota, enquanto que com mais 16 segundos ficou Anxo Delgado (Club Ciclita Mueble Compostela), terceiro classificado na etapa. Gonçalo Costa chegou integrado no pelotão, na 15.ª posição e a 58 segundos do vencedor, registo insuficiente para segurar a camisola amarela com que partiu.

Nas classificações secundárias, Gonçalo Costa manteve a classificação da montanha, Simão Pedrosa arrecadou a geral das metas volantes e Afonso Falcão a geral da juventude. Coletivamente, venceu a Alenquer / GDM / Anipura, à frente da Academia Efapel de Ciclismo e da LA Aluminios / Vila Galé / Matos Cheirinhos / Korpo Activo / Penacova. Todas as classificações estão disponíveis aqui.

FOTOGALERIA