Passar para o conteúdo principal

Póvoa de Varzim, 07.03.2014 - A Junta de Freguesia de Rates assinou esta quinta-feira, dia 6, um protocolo de parceria com uma empresa para a dinamização do Ecomuseu de Rates e procedeu à apresentação do novo Portal da vila.

 

A cerimónia contou com a presença da Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lucinda Delgado, e representantes das Instituições Locais, que testemunharam o nascimento da nova ferramenta de promoção institucional da freguesia e de divulgação turístico-cultural de S. Pedro de Rates: o Portal www.sprates.pt.

O que se pretende deste Portal é que seja uma ferramenta de divulgação de Rates, em termos turísticos e patrimoniais, e uma mostra dinâmica do seu tecido empresarial capaz de vender o que resulta da atividade económica local. Quem visita o Portal tem acesso também à agenda cultural da vila e toda a dinâmica social que nela se vive.

Na mesma altura, o executivo liderado por Paulo João Silva assinou o protocolo com a empresa Mirra & Norte – Atividades de Desporto e Lazer, Lda., representada por António Mirra, onde se vincula a cooperação entre as duas partes tendo em vista a promoção e dinamização das visitas guiadas ao Ecomuseu de Rates. Após esta cerimónia e estes atos protocolares, o executivo da vila cumpre mais um passo no desígnio de promover S. Pedro de Rates e dinamizar a economia local.

O Presidente da Junta, Paulo João Silva, e a Vereadora do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado, salientaram nas suas intervenções que este é o tempo e a oportunidade de reforçar junto dos turistas e peregrinos, que diariamente visitam esta terra, que acabam de entrar numa terra de gente que gosta e sabe receber, e que se distingue por esse dom, fazendo dele, com toda a certeza, uma forma de vida.

Lucinda Delgado transmitiu ainda o forte empenho da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim para, brevemente, e correspondendo a pedido já formulado pela Junta de Freguesia de Rates, avançar com a instalação de uma incubadora de empresas na freguesia, incentivando, desta forma, a instalação de novas empresas e a dinamização do tecido económico local.

A autarca anunciou também que, em breve, será sinalizado o Caminho de Santiago, consolidando-se assim um produto turístico de grande relevância para o concelho.

Tópicos
Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.