A cerimónia contou com a presença da Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lucinda Delgado, e representantes das Instituições Locais, que testemunharam o nascimento da nova ferramenta de promoção institucional da freguesia e de divulgação turístico-cultural de S. Pedro de Rates: o Portal www.sprates.pt.

O que se pretende deste Portal é que seja uma ferramenta de divulgação de Rates, em termos turísticos e patrimoniais, e uma mostra dinâmica do seu tecido empresarial capaz de vender o que resulta da atividade económica local. Quem visita o Portal tem acesso também à agenda cultural da vila e toda a dinâmica social que nela se vive.

Na mesma altura, o executivo liderado por Paulo João Silva assinou o protocolo com a empresa Mirra & Norte – Atividades de Desporto e Lazer, Lda., representada por António Mirra, onde se vincula a cooperação entre as duas partes tendo em vista a promoção e dinamização das visitas guiadas ao Ecomuseu de Rates. Após esta cerimónia e estes atos protocolares, o executivo da vila cumpre mais um passo no desígnio de promover S. Pedro de Rates e dinamizar a economia local.

O Presidente da Junta, Paulo João Silva, e a Vereadora do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado, salientaram nas suas intervenções que este é o tempo e a oportunidade de reforçar junto dos turistas e peregrinos, que diariamente visitam esta terra, que acabam de entrar numa terra de gente que gosta e sabe receber, e que se distingue por esse dom, fazendo dele, com toda a certeza, uma forma de vida.

Lucinda Delgado transmitiu ainda o forte empenho da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim para, brevemente, e correspondendo a pedido já formulado pela Junta de Freguesia de Rates, avançar com a instalação de uma incubadora de empresas na freguesia, incentivando, desta forma, a instalação de novas empresas e a dinamização do tecido económico local.

A autarca anunciou também que, em breve, será sinalizado o Caminho de Santiago, consolidando-se assim um produto turístico de grande relevância para o concelho.