O Dia Mundial da Paz, 1 de janeiro, será assinalado, no âmbito do 17º Encontro pela Paz, com o lançamento ao mar das flores brancas recolhidas na Taça da Paz.
O momento irá acontecer no Cais da Paz, às 16h00 e contará com a atuação do Prof. Paulo Veiga e Prof. Agostinho Gomes (Trompete), Prof. Marco Maia (Trompa) e do Prof. António Costa (Trombone) da Escola de Música da Póvoa de Varzim.
Recorde-se que as últimas iniciativas deste evento tiveram lugar a 19 e 20 de dezembro. No dia 19, a Chama da Paz percorreu o concelho alertando a população e deixando o anúncio de que algo está a acontecer na Póvoa de Varzim. Uma tocha acesa foi transportada por atletas pelas doze freguesias da Póvoa de Varzim.
No domingo, 20 de dezembro, à tarde, no Pavilhão Municipal realizou-se a “Cerimónia pela Paz”, proporcionando um espetáculo de Danças da Índia pela Academia de Dança Diana Rego, seguindo-se a Marcha da Paz, do Pavilhão Municipal até à Praça do Almada, onde se formou um Cordão humano. No coreto, tiveram lugar atuações musicais pelo Prof. Rui Silva (canto) e Prof. Bruno Trocado (piano) da Escola de Música da Póvoa de Varzim. Após um minuto de silêncio, foi feita a deposição de flores brancas na Taça da Paz. À semelhança de anos anteriores, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, marcou presença na Cerimónia.