Marco Barbosa enalteceu a maior participação da história do OPJ, com um acréscimo de registos e votos a rondar os 50% e uma abstenção de apenas 13%. Este facto ressalta o cada vez maior interesse dos jovens no desenvolvimento do concelho da Póvoa de Varzim e em iniciativas que promovam a sua participação ativa em prol da comunidade local.

Dos 608 jovens do concelho da Póvoa de Varzim que votaram nesta edição, 337 deles votaram no projeto vencedor de Alexandre Galiza, André Faria, Isaac Moreira, Maria Ferreira e Ricardo Rosmaninho, todos eles com ligação às praias da Póvoa de Varzim como nadadores salvadores e bodyborders.

O projeto ganhador consiste na colocação de 50 boias circulares certificadas pela SOLAS – International Convenction for the Safety of Life at Sea, cada uma acompanhada por uma retenida flutuante de 36 metros para salvar pessoas em risco de afogamento nas praias do concelho.

Com um orçamento total de 29.992,33€, o “Lançar para Salvar” visa, igualmente, informar todos os utentes das características de cada praia, através de um painel informativo, fornecer informações sobre os perigos diversos, conselhos de boa e segura utilização da praia, contactos de emergência diretos em caso de incidente e dissuadir as pessoas de irem a banhos em praias não vigiadas.