O Presidente da Câmara Municipal presidiu à sessão de abertura do evento, juntamente com a Presidente da APECE, Cláudia Rocha Silva, a Diretora de Enfermagem do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Maria Isabel Rocha, o Presidente da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, António Almeida Dias, e o Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros, Luís Barreira.

Aires Pereira mostrou-se honrado por acolher este Congresso Nacional na Póvoa de Varzim, um evento que merece todo o apoio por parte da Câmara Municipal, “em linha com aquela que tem sido a nossa atuação e postura; não só ao nível do apoio ao setor da saúde, mas também da defesa por melhores condições para os nossos médicos, enfermeiros e auxiliares”.

“Faço questão de estar presente neste tipo de iniciativas, como no Dia do Enfermeiro, porque acredito que devo estar próximo de quem cuida da comunidade que represento e de quem está na linha da frente de forma incansável e abnegada”, sublinhou o Presidente da Câmara. Os enfermeiros são, por isso, merecedores de “todos os nossos aplausos e reconhecimento”, especialmente os que investem na sua formação pessoal e profissional, aproveitando congressos como este para debater, partilhar e analisar boas práticas e cuidados de saúde.

Atualmente, são já 5 mil os portugueses com idade superior a 100 anos, o que significa que precisamos, cada vez mais, de aumentar a qualidade de vida dos nossos cidadãos. O investimento em especialidades como a estomaterapia, um cuidado de saúde essencial no apoio ao doente oncológico prestado no nosso Hospital desde 2007, é um exemplo disso mesmo.