Aires Pereira fez questão de evocar o Padre António Torres, Pároco com quem estabeleceu o acordo de cedência dos terrenos em contrapartida da reabilitação deste edifício e toda a área envolvente. Neste sentido, o Presidente da Câmara assumiu que “estamos a cumprir o desejo e a executar o compromisso” do Padre António Torres, conferindo à Igreja Matriz a dignidade que este monumento religioso merece.

A concretização deste projeto enquadra-se na resposta às necessidades da Paróquia da Matriz, mas também na aposta em pedonalizar e revitalizar os nossos centros históricos. Pode ver os registos do “antes” e “depois” aqui.

Em paralelo, e na área envolvente às Casas Mortuárias, foi executado um novo acesso (Rua Padre António Torres) e criada uma nova zona de estacionamento gratuito. Em breve, vai surgir ainda uma praceta a norte da Igreja Matriz, que dará àquela zona uma nova vida e mais dinamismo.

Recorde-se que, ao todo, o Município da Póvoa de Varzim já investiu mais de 2,5 milhões de euros na valorização do património e melhoria da qualidade de vida dos habitantes do Bairro da Matriz.

O Padre Avelino Castro procedeu à bênção da primeira pedra, ato simbólico que ficou também marcado pela colocação de uma placa gravada no chão “in principio erat verbum” para perpetuar o processo de gestação, “nós somos vida que nasce”.