Mais um mês que passa, mais um fim-de-semana numa Pousada de Portugal sorteado.
A premiada é Maria Guiomar Sousa Pinheiro, da Póvoa de Varzim, que preencheu a sua ficha de inscrição no restaurante Vela Atlântica. O primeiro suplente é António Fontão, de Guimarães, que escolheu o estabelecimento Bodegão, e o segundo suplente é Marcelino Tronceda Rivas, da Coruña, Espanha, que fez a sua refeição no Firmino.
Este é o sexto sorteio no âmbito da campanha gastronómica Sabores Poveiros que irá continuar até ao final do ano a divulgar receitas da nossa região.
Em Junho, não deixe de aliar o bom tempo à Francesinha Poveira. Este prato foi trazido em 1962 para a Póvoa de Varzim pela gerência do Guarda-sol, estabelecimento emblemático que, com o objectivo de apostar em novos produtos, contratou António Pires Nunes Carriço, vindo de Lisboa e com as últimas novidades. No início da sua estada na Póvoa de Varzim deslocou-se ao Porto para experimentar as Francesinhas que, nessa altura, eram confeccionadas em pão bijou e cobertas com queijo e molho. Depois de algumas tentativas, António Carriço conseguiu definir a Francesinha Poveira, ao contrário da especialidade da cidade invicta, pelo pão cacete, podendo ser comida facilmente à mão. O Guarda-sol começou também a oferecer a Francesinha Especial, mais à moda do Porto.
O êxito desta especialidade levou a que outros estabelecimentos começassem a apostar na Francesinha.
Não se esqueça, aproveite o bom tempo e delicie-se com esta especialidade!