Os últimos dias arrastaram multidões à nossa cidade que, de forma entusiasta, participaram nas várias iniciativas das Festas de S. Pedro 2013. Um ambiente escaldante, não só em temperatura mas também em emoções.

O calor humano superou o calor meteorológico e das fogueiras espalhadas pelas ruas da cidade fazendo da noitada de S. Pedro um dos momentos mais alto e quente das Festas. Música e sardinha assada alimentavam o corpo e espírito das multidões.

Poveiros e visitantes estavam envoltos numa alegria contagiante que extravasava com a passagem das rusgas que, ao longo da noite, foram atuando nos diferentes palcos cativando todas as atenções.

Os termómetros voltaram a subir na noite de sábado, com o Espetáculo das Rusgas, no Estádio do Varzim. Milhares de corações palpitaram com as atuações das Rusgas dos seis Bairros, Regufe, Belém, Mariadeira, Sul, Matriz e Norte e, ainda, do MAPADI, que fizeram vibrar a assistência que fervorosamente os apoiava. Todos se juntaram, no final, para a brilhante apresentação da Rusga da Póvoa.

Este ano, o espetáculo contou também com um momento de homenagem a Francisco Regufe que recebeu das mãos de Macedo Vieira, Presidente da Câmara, uma réplica da lancha poveira.

A noite culminou com o fogo-de-artifício que encheu de brilho e cor o céu na marginal norte.

O Dia de São Pedro ficou ainda marcado pelas celebrações religiosas, Missa e Procissão, e por um Concerto pela Banda de Música da Póvoa de Varzim.

Os seis bairros da cidade voltaram a dançar e a cantar as Marchas de São Pedro, na tarde de domingo, e juntamente com todas as freguesias do concelho exceto Estela, atraíram milhares de pessoas à beira-mar.

A Avenida dos Banhos encheu-se de gente para apreciar a tradição que desfilava ao ritmo de variados cantares, espelhando os “Usos e Costumes” das nossas terras.

Veja e reveja cada momento nas galerias de imagens que preparamos para si, no portal municipal.

O programa das Festas de S. Pedro continua até ao próximo domingo, 7 de julho, com atletismo e folclore, sendo que centenas de atletas vão correr no XXV Grande Prémio de Atletismo de S. Pedro, a partir das 9h00. Às 17h00, no Largo do Passeio Alegre, o Festipóvoa – Festival Nacional de Folclore.

No dia 3, a partir das 10h00, a Escola Prática de Serviços comemora o já tradicional “Dia dos Serviços e da sua Escola Prática”, no qual está inserido um espetáculo pela Orquestra Ligeira do Exército, no Largo do Passeio Alegre.

Nos dias 4 e 5 de julho, às 21h45, no Largo do Passeio Alegre, mais música, desta feita com os talentosos artistas poveiros: Manuel Moura, Sílvia Raquel, Rui Silva, Adriana Paquete e Banda LEM, no primeiro dia, e Domingos Moça, Noé Gavina, Marlene Maio, Rui Nova, André Pereira e Módulo 6, no segundo dia.

No dia 6 de julho, mais duas iniciativas: às 16h00, no Estádio Municipal, um jogo de futebol entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia; às 22h00, o Desfile das Rusgas de Regufe, Belém, Mariadeira, Sul, Matriz e Norte pelas Avenidas dos Banhos e dos Descobrimentos.

Também inserido na programação está o Safari Fotográfico, de decorre de 25 de junho a 7 de julho. Uma grande diversidade de exposições enriquecem o programa da edição de 2013: até 30 de julho, na Central de Camionagem, a exposição “S. Pedro: registos de uma festa popular poveira…” – A cor, a folia, a dinâmica e a organização desta festividade desde os anos 60 até á atualidade; até 31 de outubro, no Núcleo Museológico de Rates, a exposição “Os tapetes de flores na Festa do Corpo de Deus em Rates“; até 18 de julho, no Posto de Turismo, a exposição “Os Poveiros no Brasil”; até novembro, no Museu Municipal de Etnografia e História, a exposição “Credo- O Ano da Fé no Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim”; de 22 de junho a 1 de julho, o Salão de Filatelia S. Pedro-Estio 2013; e de 6 de julho a 29 de setembro, a exposição de fotografia “Aves da Póvoa de Varzim”.