O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, associou-se à apresentação deste livro e sublinhou que “a Póvoa de Varzim faz, portanto, parte do itinerário regiano – tanto como Vila do Conde onde nasceu, Coimbra onde se formou, ou Portalegre onde lecionou. O Diana – e, particularmente, o recanto que ele adotou como mesa de trabalho – é parte central desse itinerário”.

Sendo “a literatura, em diálogo com as outras artes, porque só assim interpretamos a totalidade complexa da nossa humanidade,” uma vertente tão marcada na vida da Póvoa de Varzim, o autarca lembrou que “temos em curso a candidatura a reconhecimento da Póvoa de Varzim como Cidade Criativa, na vertente Literatura”.

Isabel Ponce de Leão afirmou que o livro apresentado só foi possível ser escrito após muitos anos de trabalho e depois de muitas provas dadas no que concerne o estudo regiano: “este é o meu Régio. Eu já o posso fazer. Já escrevi livros que obedecem a todos os cânones académicos. Este é um livro que me deu alegria escrever”.

Isabel Ponce de Leão é membro do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL – U. Lisboa), sendo coordenadora do Polo do Porto, vogal da direção da Cooperativa Árvore e vice-presidente do Centro de Estudos Regianos. Como docente e investigadora tem colaborado com outras instituições de ensino superior, em Portugal, Brasil, e vários países Europeus.

Mas Régio é Grande! pode ser adquirido aqui.

O livro foi apresentado por Isabel Cadete Novais, Presidente do Centro de Estudos Regianos, e Afonso Pinhão Ferreira, professor catedrático na Universidade do Porto e Presidente da Assembleia Municipal e que se dedica, desde 1992, à pintura e à escultura.