O facto de ser possível tentar os tempos mínimos para competir nos Jogos Olímpicos e no Campeonato Europeu constituiu um chamariz para os nadadores que ainda não conquistaram o bilhete para o Rio de Janeiro ou para Londres, cidades onde as duas competições, respetivamente, se vão realizar. No entanto, apesar de todos os esforços, apenas Diana Durães, do Futebol Clube do Porto (FCP), garantiu os mínimos para os Europeus de Londres (16 a 22 de maio) nos 400 livres e com novo recorde nacional absoluto e da competição em 4.17,27.

“Não era expectável bater o recorde nacional nos 400 livres e conseguir os mínimos para os Europeus, principalmente por ter nadado depois dos 400 estilos, que é uma prova muito dura. A Tamila Holub acabou por me ajudar a conseguir este resultado. É um bom sinal para o resto da época, é um resultado que me deixa ainda mais motivada para continuar a trabalhar”, afirmou a atleta do clube portuense.

O FCP venceu coletivamente o VII Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, com 725 pontos, à frente do Galitos/Bresimar, com 605, e do Grupo Desportivo de Famalicão, com 373,50.

As Piscinas Municipais, durante os dois dias de competição, esteve completamente lotada. Afinal, a acompanhar os mais de 450 nadadores estavam as equipas técnicas e os seus familiares. Andrea Silva, Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, assistiu às finais da competição e procedeu à entrega das medalhas. A autarca demonstrou satisfação pelo êxito do Meeting e pela repercussão que uma competição com esta dimensão tem no desenvolvimento da economia local em pleno Inverno que, como se sabe, é uma época baixa para o turismo. A estadia de centenas de pessoas na cidade é um dos motivos que levam a Câmara Municipal a investir nesta competição de alto nível, esclareceu a Vereadora.

O Presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), Aníbal Pires, considera que o Meeting da Póvoa de Varzim é um dos melhores a nível europeu e que essa qualidade se deve ao equipamento desportivo e à equipa de funcionários que a Câmara Municipal e a Varzim Lazer disponibilizam para trabalhar neste evento.

O VII Meeting Internacional da Póvoa de Varzim foi organizado pela ANNP, em parceria com a Câmara Municipal e a Varzim Lazer.