Realizou-se, ontem à tarde, no Centro de Ocupação de Tempos Livres Norte, em Aver-o-Mar, uma sessão evocativa “Memórias de Luísa Dacosta em Aver-o-Mar”.
A iniciativa, que pretendeu assinalar o primeiro ano do falecimento da escritora, foi promovida pela Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, em parceria com a Associação Cultural Póvoa Ontem e Hoje.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, participou na sessão e prestou a sua homenagem à escritora que o Município reconheceu como cidadã poveira, em 2014.
Foram ainda evocadas algumas vivências da escritora Luísa Dacosta em Aver-o-Mar, onde viveu e escreveu sobre a paisagem local e sobre o quotidiano das mulheres.
Alguns habitantes de Aver-o-Mar recordaram o seu contacto com a escritora. Também Conceição Nogueira, Diretora do Póvoa de Varzim Boletim Cultural e as filhas da escritora fizeram uma evocação pessoal.
José Peixoto acompanhou algumas das intervenções à viola e falou das suas memórias de infância junto ao moinho de Luísa Dacosta.