A Assembleia Municipal aprovou, ontem, o Relatório de Gestão e Contas relativo ao ano de 2023, que apresenta uma das maiores taxas de execução de sempre (93%), acompanhada de um montante significativo de 13,8 milhões de euros nos principais investimentos municipais.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal esclareceu que o documento aprovado reflete o investimento realizado pelo Município de acordo com o plano de atividades previsto no orçamento, expressando uma gestão sustentável e eficiente.
A este propósito, Luís Diamantino recordou que “continuamos a manter, na esfera do Município, a gestão das infraestruturas – água e saneamento – que não alienamos com a preocupação de dar maior qualidade de vida aos poveiros”, prova disso é que o concelho da Póvoa de Varzim tem alto nível de qualidade da água potável, superior à média nacional, e no valor mais baixo de todos os municípios da Área Metropolitana do Porto.
No âmbito da educação, foi aprovada a abertura de concurso público para a Requalificação e Ampliação da Escola dos Sininhos, um investimento de cerca de 1 milhão e 800 mil euros, e para o Fornecimento de refeições nos estabelecimentos escolares do Pré-Escolar, 1º ciclo do Ensino Básico, e de Lanches ao Pré-Escolar, bem como fornecimento de refeições ao 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário para o próximo ano letivo, de aproximadamente 2 milhões de euros.
Tendo em vista proporcionar as melhores condições às crianças do concelho, o Município fez questão de ouvir a Direção das escolas, os professores e os pais no sentido de dar a resposta mais adequada às necessidades da comunidade educativa, tanto no que se refere aos equipamentos como à alimentação.
Recorde-se que o Município da Póvoa de Varzim apresentou candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a recuperação de três escolas do concelho – E.B. 2/3 Cego do Maio; E.B. 2/3 Campo Aberto em Beiriz e E.B. 2/3 de Rates – um investimento total no valor previsto de 24 milhões euros.