Foi ainda aprovado Protocolo de Colaboração, proposto pelo Centro Distrital de Porto do Instituto da Segurança Social (ISS), que define os termos e condições em que o Município irá desenvolver a resposta social na Creche de Barros. O equipamento social, que o Município pretende que entre em funcionamento no novo ano letivo – setembro 2025 –, situa-se na Rua de São Tomé, na freguesia da Estela, e prevê a frequência de crianças no âmbito da medida de gratuitidade.

O executivo aprovou a adjudicação da empreitada de conceção-construção de 32 fogos destinados a habitação temporária e necessidades de realojamento de pessoas vulneráveis, pelo valor de 2 milhões e 170 mil euros. Este Empreendimento Habitacional da Mariadeira é o último lote de habitações da Estratégia Local de Habitação (ELH) e constitui um caso excecional, dada a sua orientação para responder a uma necessidade social.

Em resposta ao ofício enviado pelo Varzim Sport Club, o executivo decidiu responder afirmativamente, com a disponibilidade para a aquisição do Campo de Treinos. A proposta, no valor de 2 milhões e 400 mil euros, resulta da avaliação efetuada por perito oficial. Este processo deverá agora seguir a tramitação normal dentro do clube e, mediante a decisão dos respetivos órgãos sociais, poderá regressar ao Município para cumprimento de todos os procedimentos necessários para a concretização da aquisição.

A nível ambiental, foi aprovada a abertura de concurso público para contratação dos serviços de limpeza urbana dos espaços públicos ou de utilização pública na Póvoa de Varzim e Aver-o-Mar e ratificado o Protocolo de Colaboração, proposto pela Águas do Norte, SA, tendo por objeto a definição dos termos e condições de cooperação com vista à implementação e ao desenvolvimento da Campanha de Sensibilização “#eubeboaguadatorneira”, com a designação de “Projeto EVA – Escola Valor da Água”, que se traduz na instalação de enchedores de água da rede pública nas Escolas do Município e na disponibilização de garrafas reutilizáveis para utilizar a água da torneira de forma higiénica e segura, com a possibilidade de proporcionar o reabastecimento de água, a alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos ensino básico do concelho.