Aires Pereira presidiu a reunião do Conselho Municipal de Educação, realizada na passada terça-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho, durante a qual apresentou uma proposta de abertura de 9 salas de aula e de atividades escolares em todo o concelho.
Esta proposta do Presidente da Câmara mereceu a concordância de todos os elementos do Conselho Municipal de Educação, que não só a votaram por unanimidade, como manifestaram grande satisfação com a ampliação da oferta educativa por parte da autarquia.
Ao todo, e graças à aprovação dos Pareceres sobre o Reordenamento e Reajustamento da rede pré-escolar e das escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho, serão criadas 200 vagas adicionais, já no próximo ano letivo.
Ao nível da cidade, foi aprovada a criação de uma creche, com 3 salas de atividades e de um Jardim de Infância, com duas salas de atividades. Ficarão ambos localizados no edifício que pertencia à Obra de Santa Zita, na Rua Rocha Peixoto, recém-adquirido pela Câmara Municipal.
Já ao nível das freguesias, o Município procederá à reabertura de 3 salas de aula na vila de Aver-O-Mar: duas na Escola Básica de Refojos e uma na Escola Básica de Agro Velho. Haverá, ainda, a reabertura de uma sala de atividades no Jardim de Infância da Cruz, na freguesia de Balasar.
O Presidente da Câmara explicou que esta decisão visa colmatar a falta de oferta existente nas creches e jardins de infância, genericamente sentida pelas famílias no concelho. Recorde-se que a Póvoa de Varzim foi um dos municípios no País a aumentar o número de habitantes e de alojamentos, segundo dados dos últimos Censos.