O evento contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e coordenadora do projeto ValSar, Cristina Rocha, que ressaltou o elevado interesse em aliar a tradição do trabalho dos sargaceiros à potencialidade de inovação das cadeias produtivas – elementos centrais para o desenvolvimento do empreendedorismo e crescimento económico no nosso concelho.

O Presidente da Câmara sublinhou que esta “oportunidade de economia azul já tinha sido identificada no nosso Plano Estratégico 2020-2030” e, no âmbito dessa ambição do Município, “estamos a criar condições para a futura renovação d´A Poveira, para a produção de um laboratório que possa desenvolver estas novas tecnologias e aproveitar o imenso potencial que temos nesta área, e que vai muito além da pesca”.

Este é, portanto, um primeiro passo no domínio da economia azul, dado em parceria com a Universidade de Coimbra e que precisa de contar com o investimento, participação e envolvimento de stakeholders do setor privado; designadamente agrícola, alimentar, farmacêutico ou cosmético, áreas cuja produção já conta com as algas e sargaço como recursos indispensáveis à produção.

Ainda no âmbito desta investigação do “ValSar – Valorização do Sargaço da Costa Litoral Norte“, o Município da Póvoa de Varzim promoveu, ontem de manhã, uma sessão prática destinada à população escolar. Os alunos das turmas do 6.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar tiveram oportunidade de compreender o valor do sargaço, assim como de observar de perto o trabalho real dos sargaceiros locais.