Em parceria com o Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Escola Superior de Saúde do Porto, esta ação teve como objetivo capacitar estes técnicos na área da Literacia em Saúde Mental, avaliando o estigma e a literacia sobre esta temática. Para além disso, tendo a duração de seis horas, a ação permitiu a partilha de diferentes experiências profissionais e o esclarecimento de algumas ideias preconcebidas relacionadas com a Saúde Mental. No final da sessão, os profissionais de saúde presentes tiveram a oportunidade de vivenciar alguma sintomatologia relacionada com a Esquizofrenia através de uma experiência de realidade virtual. Este foi um momento único e impactante para estes profissionais, no qual se conseguiram colocar no papel do outro e, de alguma forma, sentirem e entenderem o que os doentes com esta patologia vivem diariamente. Após uma avaliação final, 99% destes profissionais consideraram “Extremamente Importantes” os temas abordados na ação.

Esta é uma das iniciativas que vão decorrer até dezembro de 2025, no âmbito da Operação AtivaMENTE – Projeto de promoção de Literacia em Saúde Mental, que integra o Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção da Póvoa de Varzim (PAOITI), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Operação AtivaMENTE – Projeto de promoção de Literacia em Saúde Mental enquadra-se no eixo de intervenção de Saúde e Envelhecimento Ativo, e tem como propósito melhorar a literacia e diminuir o estigma relativamente à Saúde Mental, no concelho da Póvoa de Varzim.