O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, acompanhado do seu executivo, marcou presença, esta segunda-feira, na abertura dos Centros Ocupacionais de Laúndos e Balasar.
Em Balasar, o Centro Ocupacional funciona no Centro Pastoral Paroquial Santa Eulália, graças a um protocolo de comodato estabelecido entre o Município e a Paróquia.
O Presidente da Câmara agradeceu ao Padre Manuel Casado Neiva pelo trabalho conjunto que tem vindo a ser feito entre o Município e a Paróquia a que se junta agora a criação desta valência. Aires Pereira constatou que o Centro Ocupacional “vai dar vida a este edifício e torná-lo num local agradável para as pessoas passarem bons tempos e, essencialmente, conviverem, para que não se sintam sós”.
O autarca referiu que Balasar está numa profunda transformação, acrescentando que o Município e a Junta de Freguesia estão empenhados no desenvolvimento da freguesia e “todos em conjunto, podemos realizar mais”.
Terminou garantindo que “as obras são feitas para as pessoas e esta foi pensada e executada para as pessoas”. Por isso, “sejam felizes, aqui!”.
O Presidente da Junta de Freguesia de Balasar, José Araújo, reconheceu que era um momento muito importante para comunidade e a criação deste Centro era mais um compromisso assumido e concretizado pelo executivo.
A funcionar no edifício da Junta de Freguesia, o Centro Ocupacional de Laúndos conta já com cerca de 20 pessoas inscritas, a quem a Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, deu as boas-vindas, em nome do Município.
A Vereadora explicou que estas estruturas foram criadas pelo Município a pensar nas pessoas, para “que continuem a ter projetos e qualidade de vida”. Neste sentido, pretende-se promover um envelhecimento ativo através da prática de atividades de educação/formação, lazer, desporto, cultura e recreio e incentivar a socialização e partilha de experiências entre os utentes, bem como melhorar as condições de vida para que se sintam física e mentalmente capazes de manter alguma autonomia e independência nas suas atividades de vida diárias.
Andrea Silva transmitiu que os utentes dos Centros Ocupacionais também poderão usufruir de cuidados de saúde, sendo que o Município disponibiliza uma enfermeira para a realização rastreios e uma psicóloga que presta atendimento aos idosos. Além disso, “os técnicos também estão disponíveis para colaborar em qualquer assunto que os utentes necessitem”, assegurou.
O Presidente da Junta de Freguesia de Laúndos, Félix Marques, agradeceu à Câmara Municipal por proporcionar este serviço à comunidade e não tem dúvidas de que “vai retirar utentes ao Centro de Saúde”.
Estes dois Centros Ocupacionais juntam-se aos dois já existentes e que são um verdadeiro sucesso de participação sendo que o Centro Ocupacional de Aver-o-Mar conta com 60 utentes e o Centro Ocupacional da Lapa com cerca de 50.