Acompanhado do Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, do Presidente da Junta de Freguesia de Balasar, José Araújo, e do Arcipreste Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Padre Manuel Casado Neiva, o Presidente da Câmara descerrou a placa inaugural do Centro Pastoral Paroquial Santa Eulália, Centro Social Paroquial Beata Alexandrina e Velório S. José.

Recorde-se que o Executivo Municipal acompanha este projeto desde o primeiro momento, a evolução da obra e, agora, a sua entrega à comunidade. Aires Pereira considera que esta é a prova que quando conseguimos “trabalhar em conjunto e mobilizar vontades… a obra acontece”. Trata-se de uma grande obra, no valor de 2,2 milhões de euros e para a qual o Município da Póvoa de Varzim contribuiu, que vai ser agora seguida da requalificação do adro da Igreja.

Este próximo passo servirá “para consolidar este equipamento e dar-lhe a dignidade que o mesmo merece, numa intervenção que irá privilegiar a circulação pedonal enquanto lugar de convívio”, organizando os acessos dos fiéis à Igreja e valorizando toda a área envolvente que poderá ser usufruída por todos.

Aires Pereira lembrou, ainda, a execução da obra do Santuário da Beata Alexandrina e a necessidade urgente em pressionar o poder central para aprovar a execução do nó da A7 em Balasar. Uma vez que “essa empreitada será inteiramente financiada pelas autarquias, que estão em pleno acordo quanto à importância desta infraestrutura para a região, mas que já estão a aguardar há tempo demais”.

Além da bênção dos equipamentos, a cerimónia contou com vários momentos musicais, corais e instrumentais, nomeadamente em alusão às Jornadas Mundiais da Juventude (que começam daqui a 100 dias). Houve, ainda, oportunidade para visitar a exposição de pintura patente no novo equipamento da autoria de Fernando Rosário.