Passar para o conteúdo principal

O Município da Póvoa de Varzim participou no XIV Encontro de Embarcações Tradicionais da Galiza, que decorreu em La Guardia, entre os dias 11 e 14 de julho.

O evento, organizado pela Federacion Galega Pola Cultura do Marítima e Fluvial e pela Associação guardense O Piueiro, contou com a participação de mais de 100 embarcações tradicionais oriundas de vários países.

A Lancha Poveira “Fé em Deus” integrou as regatas de embarcações nos dias 13 e 14 e tiveram lugar apresentações de livros alusivos à história da comunidade piscatória poveira (O Poveiro, Epopeia dos Humildes, Os Cadilhe). Os poetas Benetida Stingl e Aurelino Costa participaram numa sessão de poesia associada ao lançamento do livro RioMAr.

Aquando da chegada da Fé em Deus ao porto de La Guardia, no sábado, pelas 13h00, foi feita a apresentação de uma réplica de um “barco volanteiro” (um tipo de embarcação similar à lancha poveira, desaparecida da memória dos pescadores guardenses desde o início do séc XX), intitulado Piueiro.

O Município da Póvoa de Varzim, representado neste evento pela Vereadora Lucinda Amorim, aproveitou este momento para oferecer uma camisola poveira ao mestre do Piueiro.

Os responsáveis da associação promotora do evento e da construção do barco de La Guardia anunciaram que a primeira viagem da embarcação será à Póvoa de Varzim, tal como a Fé em Deus fez a sua viagem inaugural a La Guardia. Assim, as duas embarcações regressarão a La Guardia por altura das Festas da Stª Tecla, que decorrerão nos dias 21 e 22 de setembro.

O Município poveiro promoveu ainda dois produtos da nossa região proporcionando a degustação da rabanada poveira e de conservas poveiras.

Tópicos
Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.