No âmbito do projeto “É Bom Viver no Bairro” do Plano de Ação das Operações Integradas nos Territórios de Intervenção (PAOITI) da Póvoa de Varzim, realizou-se, na passada sexta-feira, a primeira sessão de esclarecimento subordinada ao tema: "Stress, Ansiedade e Insónias", no Bairro Nova Sintra.
Esta iniciativa contou com a presença de moradores do Bairro Nova Sintra, que no momento do diagnóstico social realizado em novembro e dezembro do ano passado, identificaram a necessidade de aprender algumas ferramentas de gestão de stress e ansiedade. Identificaram ainda, como uma grande problemática as insónias e as consequências que esta privação acarreta.
Através de um acompanhamento personalizado e individualizado, este workshop visou contribuir para a melhoria do sono, um fator chave para a saúde e bem-estar desta população, através do ensinamento de algumas técnicas de relaxamento e pertinentes para a prática da higiene do sono.
Esta é uma das iniciativas do projeto “É Bom Viver no Bairro”, financiado ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, que tem como objetivo promover estilos de vida saudáveis e vivências seguras, através da dinamização de ações de promoção e/ou educação para a saúde, oferecendo à população residente nos seis agrupamentos habitacionais – Alberto Sampaio, Incons, Urbanização das Cardosas, Soares da Costa, Silveira Campos, Loteamento Sousa e Bairro Nova Sintra – um conjunto de ações e atividades de animação comunitária e de criação cultural, artística e artesanal, bem como ações de promoção de educação para a saúde e ações de educação para a cidadania. Mais informações através do e-mail ebomvivernobairro@cm-pvarzim.pt.