O programa de CED iniciou-se com a intervenção numa colónia de gatos em Aver-o-Mar que se encontrava descontrolada e que apresentava um número significativo de efetivos. Os animais foram capturados com recurso a jaulas de captura, encaminhados para esterilização e, após recobro, devolvidos ao meio, tendo sido verificada, previamente à integração na colónia, a sua aptidão.

Veja a fotogaleria do momento da devolução ao meio que contou com a participação da Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa, e a colaboração de elementos d’A Cerca:

Os animais capturados e esterilizados foram marcados com um pequeno corte na orelha esquerda, tendo sido efetuado o respetivo registo dos animais, de forma a garantir-se uma real caracterização da colónia e respetivo acompanhamento. Este procedimento será estendido a outras colónias identificadas no concelho.

Esta intervenção dirige-se às colónias de gatos errantes que se encontram descontroladas em termos populacionais, pretendendo-se através da implementação deste programa de CED estabelecer uma ferramenta de gestão destas populações no concelho, uma vez que uma colónia de gatos descontrolada pode pôr em causa a salubridade, a saúde pública e a segurança de pessoas, animais e bens.

A este propósito, o Município está ainda a elaborar um manual de boas práticas com identificação dos requisitos que devem ser verificados pelos zeladores de colónias de gatos, no sentido de se garantirem condições de salubridade, de alimentação e de saúde, assim como um acompanhamento próximo da colónia, reportando alterações à mesma (entrada ou saída de animais, sinais de evidência de patologias, ou quaisquer outros fatores que perturbem a estabilidade da colónia ou a segurança e tranquilidade pública).