A Câmara Municipal tem defendido convictamente, junto do poder central, a conservação desta Igreja, classificada como monumento nacional, desde 1910, e que se encontra em estado de degradação. Exemplo disso mesmo foi o convite de visita ao Diretor-Geral do Património Cultural, por parte do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e do qual resultou um acordo quanto ao estabelecimento de um Protocolo com vista às obras faseadas de reparação.

Neste momento, a Federação Europeia dos Sítios Cluniacenses prepara uma Candidatura Europeia a Património Mundial da UNESCO, com a colaboração dos vários Municípios e entidades aderentes, de forma a distinguir os principais monumentos e sítios historicamente ligados à Ordem de Cluny. A nível europeu, contam-se cerca de 113 monumentos e sítios cluniacenses candidatos, existentes em vários países. Sendo a maioria dos monumentos franceses, conta também com exemplares de Itália, Reino Unido, Polónia e Suíça. No caso de Portugal, o único monumento representativo da obra de Cluny é a Igreja de S. Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim.

O Município, como membro ativo da Federação, procederá brevemente à colocação, na freguesia de Rates, de sinaléticas específicas indicativas e interpretativas da Federação Europeia dos Sítios Cluniacenses.