Passar para o conteúdo principal

No passado sábado, 29 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e o Presidente da Junta de Freguesia de Laundos, António Pontes, descerraram a placa de inauguração da Remodelação do Parque Desportivo de Laundos e área envolvente. O novo espaço contou com a bênção do Padre Guilherme Peixoto.

A empreitada, no valor de 700 mil euros, consistiu na remodelação do Parque Desportivo de Laúndos através da criação de um edifício de apoio com novos balneários, bar, espaços administrativos e garagens, bem como na reconversão e requalificação da zona exterior envolvente.

O Presidente da Câmara começou por esclarecer que a obra agora inaugurada consistia na 1ª fase do projeto de remodelação de toda a área desportiva e que “iremos avançar, no início do próximo ano, com a 2ª fase desta renovação que compreende a criação de um espaço de futebol de 7, de um novo parque de estacionamento e de uma nova bancada coberta. Desta forma, ficaremos com este complexo desportivo devidamente concluído para poder servir não só a população local mas também ser uma oportunidade para servir como centro de estágio a equipas que nos procuram, ou seja, pode também ser um instrumento de desenvolvimento turístico para Laundos”. Sobre esta infraestrutura, deixou um apelo a todos que a utilizarem: “quando saírem, deixem ficar como quando entraram porque só assim asseguraremos a manutenção de um espaço desta natureza e faremos com que esteja em boas condições. É o dinheiro de todos nós que aqui está”.

Neste sentido, aproveitou para lembrar que “o Município tem vindo a fazer um conjunto de investimentos grandes em todas as freguesias do concelho, sendo que praticamente todas têm parques desportivos novos ou em remodelação”.

Sobre a aposta no desporto, o Presidente referiu que “tem duas componentes: afirmação das localidades, criando equipamentos de excelência em todas elas mas também proporcionar melhores condições para a prática desportiva e dessa forma fortalecermos a formação dos nossos jovens e dar oportunidade a todos”.

Sobre o investimento geral na totalidade das freguesias, Aires Pereira revelou que “em média, estamos com obras no montante entre 2 a 3 milhões de euros por freguesia. Este é um caminho que vamos continuar a fazer no sentido de esbater as assimetrias que existem no nosso concelho”.

Referindo-se em concreto à freguesia de Laundos, o autarca enumerou que estão programados um conjunto de investimentos que vão “desde o saneamento básico até um projeto de intervenção para o monte, criando condições para que este adquira a importância que tem quando olhamos para o interior do concelho e este é visto como uma marca”. E a propósito do escadório do Monte de São Félix esclareceu que “dentro de dias, vamos assinar um protocolo entre o Município e a Paróquia no sentido de nos responsabilizarmos pela manutenção do espaço e, de uma vez por todas, adquirir a qualidade, dignidade e asseio que já teve”.

António Pontes começou por anunciar tratar-se da “festa do desporto” tendo em conta que o edifício inaugurado era muito desejado por todos os lanutenses: “com ele, Laundos vai ter uma nova centralidade desportiva e atrairá mais jovens e mais cidadãos de dentro e fora do nosso concelho permitindo uma maior fixação da população”.

O Presidente da Junta manifestou que “estamos imensamente agradecidos pelo esforço realizado pelo Município”, acrescentando, que “cabe-nos, agora, zelar por ele para servir no tempo o maior número possível de lanutenses e poveiros”.

À Associação Cultural e Desportiva de S. Miguel de Laundos, principal beneficiadora deste parque desportivo, deixou numa palavra de incentivo “para que continue os seus projetos, assumindo também a responsabilidade de zelar por este espaço”.

Depois dos discursos, seguiu-se uma visita às novas instalações.

Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.