A Póvoa de Varzim e as suas potencialidades na produção de hortícolas e no Turismo, baseado na atração da gastronomia, foram representadas numa área de 60 metros quadrados na Grande Nave do Parque de Exposições de Braga, em conjunto pelo Turismo da Póvoa, a Horpozim (Associação de Horticultores da Póvoa de Varzim), as empresas Ceinop (Fabricação de embalagens de plástico), Estufas Aguça e Saccarina.

E na tarde de sábado, a Póvoa de Varzim esteve em destaque no espaço central da feira, com a apresentação de sabores poveiros. Durante um showcooking promovido pelo município da Póvoa de Varzim, os horticultores confecionaram e distribuíram 200 sopas, que incluíram legumes produzidos no concelho. A ação contemplou também a mostra da Rabanada Poveira e de um Bolo de Beterraba, preparado pela Saccarina.

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente num dos momentos mais representativos da gastronomia poveira na AGRO, tendo considerado este tipo de eventos uma “excelente oportunidade para promover os produtos do município, valorizando os nossos industriais” e onde “a autarquia tem vindo a aproveitar para marcar presença”.

O presidente da Câmara salientou a importância da produção hortícola na Póvoa de Varzim, sendo que “emprega mais de 10 mil pessoas, com a mais-valia de ter tido, no ano passado, uma produção superior a 100 milhões de euros, o que significa que é o setor, a par da agropecuária, dos mais importantes que temos no concelho”.

Para Aires Pereira, “neste momento, particularmente difícil na economia do país e da Europa, o município tem a obrigação de auxiliar as empresas a sobreviverem, dando o maior apoio na promoção dos nossos produtos. Assim, nada melhor do que promovermos a sopa, com os principais legumes produzidos na nossa área geográfica, impulsionando o seu consumo, ao mesmo tempo que publicitamos alguns dos melhores ingredientes para uma alimentação saudável”. O programa da RTP “Aqui Portugal” realizou reportagem desta atividade.

Pelo segundo ano consecutivo, o município participa no certame de Braga, tendo este ano optado pelo alargamento da representatividade num espaço com uma parceria empresarial. A Vereadora do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado, afirmou que é uma das missões do município a “apresentação das nossas empresas e a defesa daquilo que produzimos de bom, dos bons profissionais que dinamizam essas empresas e que são verdadeiros empreendedores, criando um canal de divulgação em que todos vestem a camisola em nome da Póvoa de Varzim”.

A proximidade entre a autarquia e as empresas permite captar as atenções para o tecido económico do concelho, particularmente do setor hortícola, e abrir janelas de oportunidade no sentido de potenciar novos negócios.