No seu discurso, a autarca transmitiu que “a Casa dos Poveiros (a “Poveiros Comunity Centre”) foi fundada há 32 anos para vivência dos costumes e das tradições poveiras e, sobretudo, para a sua divulgação e enraizamento entre os filhos dos Poveiros aqui nascidos – exatamente para que se não perca esta ligação identitária entre gerações.

Esta Casa (este Centro Comunitário) foi fundada há 32 anos. Estas 3 décadas de vida – uma vida naturalmente difícil, porque suportada apenas em dedicação voluntária – são a prova irrefutável de que a criação da Casa correspondeu a um forte sentimento de unidade entre os muitos Poveiros aqui residentes. De outro modo, ou não teria sido criada, ou teria morrido pouco depois”.

Lucinda Amorim reconheceu que “a coisa mais natural deste mundo é que a atividade da Casa, reflexo da disponibilidade e da motivação dos sócios, conheça algumas pausas, por vezes prolongadas neste ou naquele setor, designadamente na cultura ou no desporto. Mas quando, à frente das Casa, estão pessoas tão dinâmicas como a Linda Correia, podemos estar sossegadas, porque o projeto social, cultural, desportivo e recreativo para que a Casa foi criada pode esmorecer, pode estar temporariamente inativo num ou noutro aspeto, mas não morre – antes ressurge mais vivo, mais dinâmico, mais afirmativo. Como em tudo na vida, também no movimento associativo é assim”.

Em nome da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a Vereadora assegurou que “estamos convosco, disponíveis para apoiar – como já fizemos com outras Casas.

A nossa vinda cá tem, sobretudo, este objetivo: garantir-vos que, na missão que a Casa abraçou (a de dar a conhecer a Póvoa de Varzim e a sua cultura, reforçando a identidade entre as sucessivas gerações de Poveiros), a Câmara Municipal está convosco, disponível para apoiar. Esta garantia – que pode ter expressão material (financeira), se necessário – é o incentivo que podemos dar a quem voluntariamente colabora com este projeto: há, outro lado do Atlântico, alguém (no caso, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim) que não só incentiva e encoraja moralmente, mas está pronto a assumir apoio material”.

Terminou, transmitindo que “mais que os 32 anos que agora se cumprem na vida deste Centro Comunitário, quero, aqui, brindar ao futuro”.