Num ambiente multicultural e de boa disposição, o Vice-Presidente reforçou que “são as diferenças que nos tornam mais ricos” e agradeceu aos presentes por terem escolhido a Póvoa de Varzim para viver e trabalhar.

Conscientes de que a aprendizagem de Português é um passo importante para garantir que os emigrantes se sintam acolhidos e tenham as ferramentas necessárias para participar ativamente na sociedade que os recebe, o Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (FOR-MAR) e o Município da Póvoa de Varzim, através da Operação PVPL – Póvoa de Varzim Potencia Literacias, continuam a ser promotores da inclusão e interculturalidade.

Constituída por 20 formandos residentes no concelho Póvoa de Varzim, a formação dá acesso ao nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, e termina em fevereiro de 2025, perspetivando-se a oportunidade de estender a mesma até ao nível seguinte (A2).

Esta ação decorre no âmbito da Ação 4 – “Oficinas + Migrantes” da Operação PVPL, que integra o Plano de Ação das Operações Integradas em Territórios de Intervenção (PAOITI) da Póvoa de Varzim, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.