O Vereador da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim marcou presença na sessão de abertura e no encerramento deste evento, realizado anualmente com o objetivo de proporcionar um espaço para troca de experiências, reflexão e debate de ideias sobre novas abordagens de respostas promotoras do sucesso educativo dos alunos e que visam o combate ao insucesso escolar e abandono precoce do sistema educativo.

Luís Diamantino destacou o programa educativo ERASMUS como fonte de aprendizagem “com a diferença”, através da partilha de experiências e conhecimento entre alunos e professores das mais diversas partes e culturas.

Confessando-se “um otimista agarrado à realidade”, o Vice-Presidente da Câmara não negou as dificuldades no caminho para uma “escola cada vez mais inclusiva e preparada para responder aos desafios do presente e do futuro”. Mas revelou que a autarquia poveira está preparada para enfrentar esses mesmos desafios através de um forte investimento na educação das crianças e jovens do concelho, que já ultrapassa o valor de 17 milhões de euros.

A concluir a sua intervenção, Luís Diamantino ressaltou a importância de “todos remarmos para o mesmo lado”: pais, alunos, diretores, presidentes do conselho geral, funcionários e professores, contribuindo para que o concelho da Póvoa de Varzim tenha as melhores escolas do país.