É o caso do edifício requalificado da antiga estação ferroviária das Fontainhas, em Balasar, que recebeu um investimento superior a 400 mil euros. Feita a reabilitação estrutural do edifício e a requalificação de toda a zona envolvente , “agora tem a palavra a sociedade civil”; uma vez que está para breve a abertura do concurso público de exploração da cafetaria, uma “oportunidade para mais investimento privado, produção de riqueza local e criação de postos de trabalho”.

O Presidente da Câmara espera que este espaço seja um ponto de referência para os peões e ciclistas, funcionando como um ponto de encontro numa zona altamente frequentada graças à ecovia, que se insere numa rede total de 42 km em todo o concelho.

No futuro, e além da preocupação com a viabilização da construção do nó da A7, Aires Pereira adiantou que “iremos avançar em definitivo para a construção da rede de saneamento da freguesia de Balasar e colocar esse equipamento ao serviço de todos”. No seu discurso, não ficou esquecido o investimento de mais de 8 milhões de euros na recuperação da antiga escola C+S de Rates, que também serve as freguesias de Laúndos e de Balasar, permitindo assim a requalificação de mais um equipamento escolar ao serviço de toda a população poveira.

Este domingo foi, igualmente, de passagem pelo Complexo Desportivo Municipal, alvo de melhorias recentes e que trarão mais condições para a prática desportiva dos cerca de 3500 utilizadores mensais deste espaço.  Além do novo piso sintético dos dois campos de futebol de 11, está em funcionamento o novo sistema de iluminação LED amigo do ambiente e um sistema de “rega” dotado da tecnologia mais recente e sustentável.

O Complexo Desportivo Municipal é utilizado pelo tecido associativo local, nomeadamente equipas participantes no Campeonato de Futebol Inter Freguesias e os escalões de formação do Varzim SC. Esta utilização engloba a utilização regular de mais de 30 equipas de escalões de formação, totalizando 50 jogos de futebol mensais e 230 unidades de treino mensais.