Recorde-se que, desde que foi instalado no início do ano, o centro de tratamento de resíduos sólidos urbanos tem afetado, de forma insustentável e contínua, o bem-estar e qualidade de vida dos habitantes das freguesias de São Pedro de Rates e de Laúndos.

Ainda durante a reunião, foi dado conhecimento que os valores das tarifas a aplicar, no próximo ano, pela Águas do Norte, S.A vão sofrer um aumento de 2,7 % tanto na atividade de abastecimento de água, quanto na atividade de saneamento de águas residuais – o que resultará num total acréscimo de custos para a autarquia de mais de 110 mil euros. Aires Pereira referiu que, nesta fase, “estamos a avaliar os esforços que teremos que fazer no próximo ano” quanto à sobrecarga de despesas, nomeadamente no que concerne à eletricidade e ao gás.

Por fim, o Executivo Municipal aprovou o Plano de Educação Ambiental 2022/2023, cuja missão é a de implementar ações direcionadas para o envolvimento individual e coletivo na preservação do meio ambiente. O documento prevê um conjunto de iniciativas, a realizar em escolas, empresas e associações de promoção de poupança de energia, estímulo ao uso de modos de transporte suaves, combate ao desperdício de água e prevenção de maus-tratos contra animais, por exemplo.