De facto, a alteração dos hábitos desta ave tem trazido preocupação não somente aos estudiosos do animal mas também ao comum dos cidadãos. Nos últimos anos tornaram-se nidificantes nos espaços urbanos e essa alteração tem impacto na vida dos poveiros.

Para discutir, então, a sua biologia, história e problemática, o Museu Municipal convidou Jorge Araújo da Silva, investigador ornitológico, e Pedro Cardia, da SPEA (Sociedade Portuguesa para o estudo das Aves). A Vereadora do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Sílvia Gomes da Costa, esteve presente neste debate.

A gaivota mais “problemática” é a de patas amarelas (Larus michaelis). Mas, em Portugal, podem-se observar perto de duas dezenas de espécies de gaivotas, desde a gaivota pequena, do tamanho de um melro, até ao Gaivotão Real que ostenta mais de 1,5 metros de envergadura. E, o objetivo deste debate foi dar a conhecer as diferentes espécies de gaivotas do território nacional, referir o impacto que as mesmas têm na natureza e na vida das pessoas e os procedimentos e ações que podem contribuir para o equilíbrio entre as espécies selvagens e as comunidades humanas.