Nos 14 e 15 de junho, Rodrigo Leão vai atuar no Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim. Dono de uma das mais interessantes discografias do nosso país, o músico e compositor irá marcar a reabertura do Garrett com dois concertos, marcados para as 22h00.

Rodrigo Leão tem conhecido o sucesso dentro e fora de portas, facto que lhe tem permitido ter convidados de peso nos seus discos, como aconteceu com Ryuichi Sakamoto ou Beth Gibbons (Portishead). E isso reflete apenas uma intensa ética de trabalho que nasce de uma dedicação profunda à música, patente desde sempre na sua carreira. Na década de 80, o seu visionário trabalho na Sétima Legião lançou pistas que ainda hoje são exploradas pela nossa pop. Fez também parte dos Madredeus, grupo com que começou por explorar o mundo e com quem gravou três álbuns que angariaram aplausos em todo o planeta. Logo depois, Rodrigo aventurou-se a solo com enorme sucesso. «Ave Mundi Luminar», editado em 1992, levou o seu nome aos mais importantes mercados do mundo. Seguiram-se trabalhos como «Mysterium» (1995), «Theatrum» (1996), «Alma mater» (2000) e a compilação «Pasion» (também de 2000). Com o álbum «Cinema», de 2004, a sua música alcançou novas audiências, reaproximando-o da esfera pop. Depois, a compilação «O Mundo», lançada internacionalmente em 2006, garantiu-lhe os mais rasgados elogios: Pedro Almodovar, por exemplo, não teve dúvidas e descreveu Rodrigo Leão como «um dos mais inspirados compositores do mundo». Finalmente, em 2007, Rodrigo deu música às imagens da excelente série de televisão «Portugal – Um Retrato Social» e percorreu com sucesso várias salas do nosso país. Seguiu-se o desafio dos responsáveis pela maior série de ficção já produzida em Portugal, «Equador», para a qual Rodrigo compôs algumas evocativas peças que são já momento alto dos seus concertos.

Em 2009 edita “ A Mãe” que tem entrada direta para o 1ª lugar no Top de Vendas Nacionais onde permanece durante várias semanas tendo atingido o Galardão de Dupla Platina, Rodrigo Leão apresenta esse espetáculo em Portugal e no estrangeiro e em 2010 vê reeditado o seu álbum AVE MUNDI LUMINAR que apresenta em 3 concertos consecutivos e esgotados em Lisboa e Porto.

Em 2011 dá início a uma digressão Instrumental “A Montanha Mágica” melodias feitas de memórias e mistério, caixinhas de música guardadas em gavetas secretas, guitarra portuguesa que sublinha uma subtil identidade que é portuguesa mas aplaudida por todo o mundo.

2013 assiste a outras formas de entrada na sua obra, pela via das canções que tem composto em inglês ao longo da sua carreira. 2013 foi ainda um ano extraordinário na composição para cinema –Rodrigo Leão compôs 3 bandas sonoras : “A Gaiola Dourada “ – o maior sucesso de bilheteira em Portugal e França este ano, a banda sonora do filme “O Mordomo” do realizador americano Lee Daniels e ainda a banda sonora da Longa-metragem Angolana “NJINGA Rainha de Angola” do realizador Sérgio Graciano.

Na noite de sexta-feira, 13 de junho, também haverá música, a partir das 21h30, no Largo Dr. David Alves. Lilian Raquel e Cláudio César Ribeiro Quinteto vão dar um concerto de bossa nova-jazz, com ritmos do Brasil.

Lilian Raquel, dona de uma voz absolutamente sensual, fez nascer um novo trabalho em disco.

Com Todas As Cores é primorosamente cantado e magnificamente orquestrado pelo seu parceiro de confiança, o guitarrista, compositor e letrista, Cláudio César Ribeiro, que podemos designar de maestro. Os dois músicos trabalham muito bem juntos, um complementando o outro de uma forma que muitas vezes inclui um olhar secreto ou uma frase trocada, que é quase um código, uma forma de se moverem emocionalmente numa única e mesma direção, que ambos compartilham em segredo.
Seja o que for que Cláudio César Ribeiro faça para Lilian Raquel, ela responde quase corando com a sua beleza tímida e outras vezes mais ousadamente com toda a sua sensualidade …

A audição destes temas traz-nos de volta, memórias de alguns dos sambas clássicos que apareceram na música de grandes mestres como Chico Buarque.

Mas há algo mais, Cláudio César Ribeiro vai buscar ao jazz a improvisação que torna a abordagem muito mais interessante . World Music REPORT, by Raul D’Gama.

Neste espetáculo apresentam músicas do seu novo trabalho Com todas as Cores em conjunto com temas de Elis Regina, Maria Rita, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Seu Jorge, Vanessa da Mata. Trazendo uma sonoridade bossa nova- jazzística aliada também à grandiosa diversidade de ritmos do Brasil.

A partir das 16h00 de sexta-feira, haverá Arruadas com os Retimbrar, nas ruas adjacentes ao Cine-Teatro Garrett.

Para as ruas da nossa cidade, o grupo irá trazer o elenco de percussão itinerante para animar o público. A comunicação e interação com o público e o estímulo para a sua participação com palmas, danças e cânticos são uma imagem de marca dos Retimbrar.

Os Retimbrar são um grupo musical do Porto, composto por 18 músicos, com um importante trabalho produzido em torno da exploração de ritmos tradicionais portugueses e da criação de uma oficina de desenvolvimento, inovação e investigação de instrumentos portugueses. O grupo procura enquadrar simultaneamente o respeito pela tradição no contexto musical atual e a reinvenção e reinterpretação dos materiais musicais. É para nós fundamental o desígnio de colocar a herança popular e cultural portuguesa em contacto com o Mundo ao mesmo tempo que assumimos como essencial a intensidade musical e o prazer de tocar e contagiar o público.

De Janeiro de 2010 a Julho de 2011 foi a Casa da Música, no Porto, a integrar os Retimbrar nos projetos do seu Serviço Educativo, período no qual participaram em produções de carácter emblemático para a instituição e para a cidade.

A pensar nos mais pequenos, haverá, durante o fim-de-semana, teatro infantil, no Garrett, e pinta caras e modelagem de balões, no exterior.

Aproveite a programação que preparamos para si e acompanhe todos os detalhes no portal municipal.