A Biblioteca Municipal foi o local escolhido para a cerimónia de homenagens que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e dos diretores das Escolas Secundárias Rocha Peixoto e Eça de Queirós, Albertino Cadilhe e Eduardo Lemos, respetivamente.

Miguel Sousa Neves, Presidente do Lions Club da Póvoa de Varzim, afirmou que, nesta cerimónia, o objetivo foi demonstrar que os jovens devem olhar para fora de Portugal para fazerem carreira. “Servir e não servir-se” é o lema deste clube que optou, nos últimos anos, por estar mais aberto ao público.

Aires Pereira começou por afirmar que, para a Câmara Municipal, é um orgulho a excelência atingida pelos alunos poveiros distinguidos nessa noite e a admirável preparação para a vida dos nossos jovens que as escolas estão a efetuar. O Presidente da Câmara lembrou que, por isso, decidiu homenagear Albertino Cadilhe e Eduardo Lemos no último Dia da Cidade. É claro que a educação e o acompanhamento dos pais na conquista de tão elevadas notas escolares não podem ser descuradas de evidência. O autarca também não esqueceu o trabalho efetuado pelos professores ao longo de todo o percurso destes jovens: “não se chega a este nível de um momento para o outro. Desde o ensino pré-escolar até ao 12º ano de escolaridade tem que existir um bom acompanhamento por parte de toda a comunidade escolar”.

Aires Pereira sabe que a sua experiência enquanto jovem foi completamente diferente da de um jovem na atualidade. “Tenho 57 anos, nasci na Póvoa, estudei na Póvoa, casei na Póvoa e nunca daqui saí para viver noutra cidade. A minha filha tem 25 anos, com 22 fez Erasmus na Suécia e com 24 uma pós-graduação na Coreia do Sul. Hoje, os jovens são cidadãos do mundo”.

Enquanto Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira assegurou que tudo está a fazer para oferecer aos jovens melhores e maiores condições de trabalho. Ao contrário da realidade das décadas da sua juventude, a maior parte dos jovens poveiros são licenciados e o concelho não tem capacidade para os empregar a todos. No entanto, o autarca atestou que irá continuar a trabalhar para que as crianças tenham condições nas suas escolas. O estado das Escolas EB 2/3 de Aver-o-Mar e Flávio Gonçalves é, segundo Aires Pereira, inconcebível. “Sinto-me mal que no meu concelho aja escolas em tão más condições. Foi preciso que o Governo passasse a responsabilidade destas escolas para o município para que a solução fosse encontrada. Por isso, a Câmara Municipal vai fazer um esforço muito para além da dotação orçamental que nos foi concebida para que os alunos de ambos os estabelecimentos tenham tão boas condições como os de outras escolas. Na Póvoa não podem existir escolas de primeira e escolas de segunda.