O surf ski é um caiaque aberto, tipo prancha, longo, leve e estreito, concebido para ser utilizado em mar aberto. Poderá traduzir-se por caiaque de mar. Por isso, e estando a Póvoa servida de um grandioso oceano, a organização da prova, que cabe à M.A.R. Kayaks e Federação Portuguesa de Canoagem, escolheu a cidade para o arranque da competição, constituída por duas provas: a primeira, com dez quilómetros, entre o Porto de Pesca da Póvoa de Varzim e a Praia da Azurara, em Vila do Conde; a segunda, com 800 metros, novamente na Praia da Azurara.

Cerca de 200 participantes, especialistas em diversas classes de canoagem, são esperados no Nelo Summer Challenge, sendo que muitos deles irão competir em ambas as provas (no momento da inscrição, que decorre até 1 de Agosto, o atleta pode optar por competir em uma ou em ambas). E entre esses participantes, contam-se inúmeros atletas olímpicos medalhados, campeões europeus e até mundiais.

Assim, e como assumiu Aires Pereira, Vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, ter a oportunidade de participar na organização desta competição é algo que dá distinção à cidade. “Percebemos logo o alcance e a dimensão do evento”, recordou, vendo nesta prova uma aliança perfeita com a “grande aposta que fazemos no que temos de melhor e mais interessante”. Mais a mais quando esta se realiza no Verão, indo de encontro aos objectivos de dinamização cultural, social e desportiva inerentes à campanha “Esta é a minha praia!” que a autarquia lançou este ano.

E apesar da Póvoa estar mais tradicionalmente ligada à prática da vela, como verificou Aires Pereira, o papel da Câmara será o de “potenciar este evento, tornando-nos num parceiro activo. Temos um enorme interesse em divulgar este evento, disponibilizando todos os nossos meios logísticos para que tudo corra bem. O sucesso do evento será também o sucesso da Póvoa de Varzim e da região”. E claro, o Vereador não esqueceu também o factor promoção desportiva, neste caso de desportos náuticos, não poluentes, que incentivam à prática de exercício físico.

Mário Santos é não só Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem como também um dos principais promotores do surf ski, tendo à sua responsabilidade, na Federação Internacional de Canoagem (IFC) o desenvolvimento desta modalidade. “Esta é uma nova disciplina”, sublinhou, “o kayak de mar tem tido uma grande evolução e tem, em Portugal, um potencial enorme”. Como tal, são muitas as provas que, de ano para ano, vão surgindo em todo o mundo para esta modalidade, que tem como grande trunfo o facto de poder ser praticada por atlas de várias vertentes da canoagem. “Queremos estar na primeira linha desta modalidade, que, acredito, vai ganhar projecção mundial” afirmou, congratulando-se pelo facto de Portugal ter obtido a realização de duas das etapas mundiais de surf ski. E crê que o clima, a capacidade organizativa ou a hospitalidade, factores presentes no Nelo Summer Challenge, potenciam o desenvolvimento da modalidade.

cartaz nelo

Por parte da organização, explicou, houve também o cuidado de organizar duas provas diferentes, de forma a explorar todas as potencialidades do surf ski, que tanto permite a prática de alto rendimento como a prática regular, de carácter mais lúdico. “O nosso objectivo a médio prazo é fazer desta a melhor prova de surf ski do mundo”, garantiu.

José Garcia, Vice-presidente da FPC, defendeu igualmente que o surf ski conhece, por estes dias, um crescimento assinalável, gozando ainda de uma excelente exposição ao público, derivado da afluência às praias que se regista nos meses de Verão. Tal promove não só a modalidade e todas as instituições ligadas à organização da competição, como tem um forte impacto no turismo.

Falar da Nelo Summer Challenge sem falar do homem que dá o nome à prova é impossível. Nelo, ou Manuel Ramos, antigo campeão português de canoagem, é também o homem à frente da M.A.R. Kayaks, empresa que fundou em 1978. A sua marca está, como fez ver Aires Pereira, representada em muitas embarcações utilizadas em competições nacionais e internacionais. Do sucesso à escala planetária à realização de uma prova foi um pequeno passo. “A M.A.R. Kayaks decidiu criar em Portugal uma regata de nível internacional. E de facto o Surf Ski Ocean é um formato de grande espectacularidade. Este projecto tem avançado com alguma teimosia da nossa parte e tem pernas para andar”. De tal modo que, em conjunto com a Federação Portuguesa de Canoagem, vai já para a segunda edição.

Muito mais há para dizer sobre esta prova que promete animar a Póvoa de Varzim em Agosto. Mas para saber mais, visite o portal municipal onde encontra toda a informação sobre o Nelo Summer Challenge, competição que tem também uma página oficial.