A nota entrará em circulação a partir do início de abril, em todos países aderentes ao euro, pelo que a PSP procedeu à explicação das principais alterações e quais os cuidados a ter perante eventuais burlas associadas a esta mudança.

Desta forma, os comerciantes locais receberam a agente principal Mafalda Patrícia, responsável pelo Comércio Seguro, do Movimento Integrado de Policiamento de Proximidade (MIIP) da esquadra da PSP da Póvoa de Varzim, que enalteceu as novidades que a nova nota oferece, nomeadamente ao nível segurança, apresentando agora o número esmeralda na frente e a janela com o retrato da figura mitológica Europa, visível tanto na frente como no verso, quando colocada contra a luz.

Foi igualmente referido, na apresentação, que ninguém está mandatado para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição e que as notas antigas continuam a ser válidas, pelo que os cidadãos poderão continuar a utilizá-las sem restrições nem necessidade de efetuar qualquer troca.

Esta iniciativa, de organização conjunta da PSP em colaboração com o Mercado Municipal, contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, representada pela Vereadora do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado.