À mesa dos poveiros não pode faltar o peixe. A tradição piscatória, secular no nosso concelho, trouxe para a gastronomia uma série de pratos elaborados à base de peixe. A receita que lhe propomos experimentar este mês é bastante simples de confeccionar mas irá, com certeza, deliciá-lo. 

A receita que chega este mês aos restaurantes aderentes à campanha Sabores Poveiros é de Peixinhos Fritos com Arroz Malandro, de legumes ou de feijão vermelho. Para este prato pode-se utilizar uma grande variedade de espécies, tal como a pescadinha, a raia, a sardinha ou o carapau, mas de preferência pequenos. Tempere o peixe escolhido com limão e sal e deixe marinar um pouco. Faça um refogado com azeite, cebola e alho e acrescente água aos poucos. Quando ferver tempere com sal, pimenta, caldo de carne, chouriça, bacon e, finalmente, o arroz. A meio da cozedura colocam-se os legumes a gosto ou o feijão vermelho. Coloque o óleo necessário num tacho para fritar o peixe, depois de panados em farinha de trigo.

Esta é uma receita simples que fará as delícias a quem seleccionar para uma refeição um dos estabelecimentos aderentes a esta actividade gastronómica no mês de Maio.

Delicie-se!

Saiba mais sobre os Sabores Poveiros.