Para o Presidente da Câmara, este novo volume é “de ouro porque boa parte da presente edição é dedicada à comemoração do 50.º aniversário da elevação da Póvoa de Varzim à categoria de cidade: ao que estes 50 anos representaram não apenas para a cidade, mas para todo o concelho, freguesia a freguesia”.

Aires Pereira fez ainda questão de destacar o facto de os textos relativos à evolução das nossas freguesias, nos 50 anos que agora se assinalam sobre a elevação da Póvoa de Varzim à categoria de cidade, serem escritos por naturais de cada freguesia.

Além deste tema central abordado em duas secções (uma sobre a cidade, com 5 artigos, e outra sobre as nossas freguesias, com 11 artigos), há ainda uma terceira secção, com artigos sobre “O Comércio da Póvoa de Varzim”, Eça de Queirós, Mário Cesariny Calafate e Manuel Lopes. E a encerrar, a habitual Vária, dando conta de acontecimentos importantes. Este ano é uma Vária lutuosa, à memória de “Dois Obreiros do Mapadi”, do Arquiteto Campos Matos e de José de Azevedo.

A partir de agora, pode adquirir o n.º 55 do Póvoa de Varzim – Boletim Cultural, pelo valor de 17€ para assinantes e de 20€ para não-assinantes na Biblioteca Municipal, no Diana Bar, no Museu, no Arquivo Municipal e no Posto de Turismo.