Depois de um ano de sucesso, pautado pelos milhares de clientes que experimentaram os pratos típicos da região e pelo compromisso assumido pelos 41 estabelecimentos aderentes à campanha, foi altura de reflectir sobre o que foi realizado e sobre as expectativas para 2008.

O vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico explicou que “a Câmara Municipal está consciente da importância da gastronomia como produto turístico no contexto da oferta de um concelho. Por esse motivo, a autarquia tem procurado envolver-se e envolver, restauração e população, em projectos que dinamizem e promovam a gastronomia local”. O projecto “Sabores Poveiros”, enquadrado no programa de animação do concelho “AnimaPóvoa”, apoiado pelo Turismo de Portugal, vai de encontro aos objectivos traçados pela autarquia. Uma aposta ganha pela Póvoa de Varzim que, com esta iniciativa, “vê turistas e clientes da restauração do concelho com vontade de voltar à nossa cidade. É sabido que existem muitas pessoas que fazem quilómetros para provar boa gastronomia, principalmente quando está aliada a qualidade do serviço”. Afonso Oliveira sublinhou que o sucesso dos “Sabores Poveiros” deve-se ao empenho demonstrado pelos restaurantes aderentes.

Em 2008 a adesão dos estabelecimentos aumentou, mais cinco restaurantes fazem agora parte da lista de participantes, e existem três novos sabores que se podem descobrir: Caldeirada de Peixe, Arroz de Marisco e Raia. A escolha destas receitas agradou aos restaurantes que pretendiam incluir na lista de pratos mais sabores com marisco e peixe.

sabores02

Qualidade é a palavra que deve estar sempre inerente ao sector da restauração do concelho. Tendo em conta esta preocupação, Afonso Oliveira explicou que a autarquia também está a desenvolver o Selo Municipal de Qualidade na Restauração. Este tem, essencialmente, dois objectivos: destacar no concelho um conjunto de estabelecimentos de restauração e bebidas que, pela qualidade geral dos serviços, sejam susceptíveis de serem recomendados; e verificar o cumprimento das normas relativas às condições sanitárias e à segurança. Esta acção tem, porém, um carácter meramente pedagógico, não implicando qualquer aspecto sancionatório.

Descubra tudo sobre os “Sabores Poveiros” aqui.