O portal municipal dá-lhe conta da evolução desta obra reiniciada a 22 de outubro de 2012 e que deverá concluir-se dentro do prazo de execução, 14 meses.

Depois de vários contratempos e empreitadas falhadas, a autarquia entregou a recuperação e valorização do Cine-Teatro Garrett à empresa António da Silva Campos, pelo valor aproximado de 5 milhões de euros. A Câmara da Póvoa de Varzim conseguiu ainda o financiamento a 100% pelo Fundo de Turismo, o que constituiu uma grande conquista, dados os constrangimentos em geral da Economia nacional e local, atestando “o reconhecimento da importância desta intervenção por parte do Estado para a dinâmica cultural da população poveira”, afirma Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Aires Pereira revela que a “memória” é um dos aspetos valorizados nesta reestruturação, estando subjacente em toda a modernização a aplicar no espaço: “Não desvirtuamos o Cine-Teatro. Modernizamos e adaptamos, mas em cada canto existem lembranças do que era o Garrett”.

Pretende-se recuperar a imagem de sala de espetáculos, vocacionada para a apresentação de teatro e dança, concertos ou até para a apresentação de filmes de caráter não comercial, mantendo as características essenciais do edifício, o que passa pela recuperação da fachada, mas apresentando uma imagem moderna e adequada às exigências atuais.

Aires Pereira lembra que este é um projeto muito desejado por todos os poveiros e, nesta medida, foi colocada bastante exigência na execução da obra, “estando os técnicos de parabéns, por conseguirem, até agora, corresponder às expetativas da autarquia”.

Do ponto de vista técnico, adianta Aires Pereira, esta é uma obra “muito complicada e tenho que referenciar os técnicos e a empresa pelo trabalho que têm feito, pois sei que é muito difícil de intervir neste espaço por ser muito confinado”.

“A vida dos poveiros vai mudar para melhor, a partir da inauguração do novo Teatro, com certeza. E os mais velhos vão poder recordar muitas das tertúlias e pontos de encontro que havia no Garrett e também nos cafés da zona envolvente”, perspetiva o Vice-Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.

O Cine-Teatro Garrett, adquirido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em finais da década de 90 do século passado, é um ponto de referência na memória coletiva da comunidade, habituada à apresentação de grandes espetáculos.