A apresentação da obra foi feita pelo Dr. José Manuel Flores, que a definiu como uma fonte precisa, metódica e certa de informação que resulta de um levantamento arqueológico e antropológico exaustivo e muito cuidadoso e consequente trabalho empenhado de inventariação. Este exímio trabalho de pesquisa compilado pelo Padre Dinis, é nos dado a conhecer como ‘une petit histoire’ que narra acontecimentos da freguesia e suas gentes, seus costumes e tradições e expõe os factos históricos numa perspectiva sócio cultural e económica.

A Monografia da Freguesia de São Miguel de Laundos é uma segunda edição aperfeiçoada e aumentada em relação à anterior, um novo contributo para a história local. Esta obra integra a colecção “Na linha do Horizonte – Biblioteca Poveira”, e constitui a sua 11ª edição. Estas publicações são organizadas pela Câmara Municipal estando já prevista, segundo o Vereador do Pelouro da Cultura, a edição de novas obras a constituírem a biblioteca da nossa memória e dos nossos horizontes.