Ao longo dos quatro dias realizaram-se três competições: um nacional, Taça ATPorto, e dois internacionais ITF – o II Póvoa de Varzim Dia da Marinha Beach Tennis Open, de categoria G4 (sem prize money) e o II Beach Tennis Open Cidade da Póvoa de Varzim, de categoria G3 (com prize money de 2.500€).

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente na entrega de prémios do torneio, ontem à tarde, e pediu aos presentes um aplauso a Manuela Cunha pelo seu trabalho e dedicação na organização do evento, em que também competiu.

O Município da Póvoa apoiou esta segunda edição do torneio de Beach Tennis, organizado pela Associação de Ténis do Porto no areal poveiro.

O edil transmitiu que “este ano, o evento decorreu numa zona nova, muito bem organizado pela Manuela Cunha, a alma mater disto tudo, que consegue juntar todas estas pessoas”, constatando que “teve mais de 80 participantes, sendo que quase 90% são estrangeiros”. Referiu tratar-se de “uma prova de início de época balnear porque a partir daqui tudo se torna mais complicado de organizar no areal”.

Aires Pereira reconheceu que “a modalidade do beach tennis está com enorme crescimento e a Póvoa tem vindo a posicionar-se na organização destes torneios internacionais que são uma marca muito importante para a divulgação da nossa terra e mostrar as potencialidades do nosso concelho”.

Sobre os atletas poveiros de beach tennis que disputaram este torneio – Manuela Cunha e Pedro Maio – o Presidente afirmou que “são duas pessoas que se têm dedicado a esta modalidade, com um percurso internacional já de bastante relevo. Serão, nesta altura, talvez os melhores atletas nacionais da modalidade”.

Neste sentido, reconheceu que “é sempre bom termos gente da Póvoa a competir ao mais alto nível, recentemente na Rússia com a bandeira da nossa cidade presente, o que é motivo de grande orgulho e muito importante para a afirmação da Póvoa de Varzim”.

Enquanto atleta, Manuela Cunha transmitiu que a sua prestação não foi tão boa quanto gostaria, assumindo que “organizar e jogar um torneio não é muito fácil”. No entanto, mesmo assim, Manuela Cunha, juntamente com Catarina Alexandrino, alcançou resultados notáveis: um segundo lugar no ITF G4; venceu o torneio nacional e perdeu nas meias-finais no ITF G3.

Como principal organizadora do evento, referiu que “esta segunda edição foi melhor do que a primeira, sendo o feedback dos jogadores positivo. Tivemos muito mais inscritos do que no anterior”. Assim sendo, Manuela Cunha anseia que este seja um evento com crescimento progressivo e gradual, “cada vez melhor”.

Consulte as classificações das diferentes competições.