O evento foi apresentado ontem, 3 de outubro, no Pavilhão Municipal, e contou a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, Vítor Poças, da organização, e José Manuel Almeida, da Varzim Lazer.

O Vice-Presidente começou por constatar que “felizmente, temos muitos eventos de grande impacto desportivo nacional e até internacional, desde campeonatos europeus a campeonatos do mundo, bem como a nível nacional, provas organizadas pelas seleções e equipas. Temos infraestruturas únicas e estamos a preparar mais um pavilhão multiusos (Praça de Touros) ”.

Neste sentido, concluiu que “o turismo desportivo é muito importante e estamos a explorar bem este segmento, não só a nível local mas as entidades a nível nacional, como a Federação de Andebol, Voleibol e Natação, entre outras”.

O autarca reconheceu que outro aspeto muito importante são as pessoas: “sentimo-nos recompensados porque não adianta ter grandes instalações se não tivermos pessoas que movimentem as instalações e, felizmente, a Póvoa de Varzim tem muitos atletas em todas as modalidades, razão pela qual vamos construir mais um pavilhão na Escola Secundária Eça de Queirós. Temos tantos atletas nas várias modalidades que temos necessidade de dar resposta premente criando infraestruturas”.

Quanto ao Karaté, Luís Diamantino transmitiu que “o CKA tem, ao longo dos anos, organizado eventos de índole internacional como o Open e o Campeonato Europeu, tendo já em vista a candidatura ao Campeonato do Mundo”.

O Vice-Presidente está convencido de que o Open Internacional só poderá ser um grande sucesso e destacou a importância do papel de Vítor Poças não só como organizador do evento e mestre de karaté mas também pelo seu trabalho na formação dos jovens, futuros homens e mulheres com caráter.

José Manuel Almeida considera que este IV Open será um grande sucesso e para tal poderá continuar a contar com a Varzim Lazer no apoio à organização do mesmo.

Vítor Poças revelou que o IV Open internacional de Karate da Póvoa de Varzim contará com 857 atletas de 7 países – Portugal, Espanha, Luxemburgo, França, Holanda, Marrocos e Angola – com a forte presença dos nossos vizinhos espanhóis com 56 atletas representados, divididos por 6 clubes. Também temos muitos atletas de um clube do Luxemburgo, que inscreveu 34 atletas.

Na totalidade, estarão 96 clubes representados, com atletas de idades compreendidas entre os 5 e os 65 anos, que competirão em Kata e Kumite, ultrapassando as 1000 inscrições, um recorde neste tipo de provas em Portugal.

Teremos a competir nos oito tatamis da prova alguns campeões nacionais e europeus, como o Nuno Moreira, Vitalie Certan, Mauro Hernandez, Filipe Reis, Ana Cruz, André Vieira entre outros.

Vitor Poças divulgou que desde a primeira edição desta competição, em 2015, a preocupação da organização (CKA) tem sido sempre a de proporcionar um torneio de alto nível, com as melhores condições para atletas, equipas técnicas e público. O número de inscrições atingido este ano é uma prova do sucesso da organização. É também um sinal de que o karaté está a crescer em Portugal.

O Mestre revelou ainda algumas novidades deste ano: “vamos oferecer massagens desportivas aos atletas durante o evento e aos que alcançarem o pódio, além de medalhas, também irão receber prémios”.