Em muitos lares da Póvoa de Varzim a tradição do Natal ainda é como era, apesar das evidentes mudanças nos usos e costumes da comunidade portuguesa, que se verificam um pouco por todo o lado, fruto de diferentes influências, donde se destaca a tão falada globalização. É verdade, ainda assim, são muitos os lares e as famílias que persistem em manter as tradições e reunirem-se dos elementos que caracterizam a quadra natalícia, isto é, o Presépio tradicional e animado.

Com efeito, a equipa de vereadores da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, liderados por Aires Pereira, num gesto claro de apoio às tradições e depois de tantos convites, no sábado de manhã, viajou no tempo, cumprimentando tão determinados, criativos e engenhosos artistas de presépios.

Assim aconteceu em Aver-o-Mar, na casa do Sr. Manuel Cruz, em Aguçadoura, com o Sr. Fernando Eusébio, em Argivai, com o Sr. Augusto Moreira, que por coincidência também é o Presidente da Junta de Argivai, e, em Nova Sintra, na casa da Sra. Antonieta Morim. Em todos os lados se sentiu uma emoção especial, uma dedicação e empenho, um prazer em construir e participar de forma significativa no Natal.

O presépio de Aver-o-Mar, de Manuel Cruz, é reconhecido pelo modo espacial e engenhoso como põe todas as figuras em movimento, executando, de forma satírica, todos os quadros representados com mais de uma centena de figuras de madeira. Desde logo, o nascimento, a vida, a crucificação, a morte e a ascensão; a igreja, o casamento, os namorados, os jogos tradicionais, a polícia e os ladrões, a agricultura, a pesca e tantos outros quadros do quotidiano que nos preenchem e entretêm por várias horas. Curioso é verificar o pormenor dos movimentos, retratando-os com detalhe, como é o exemplo da ascensão de Jesus Cristo que, num efeito prestidigitador, se eleva da gruta onde está sepultado em direção ao céu, desaparecendo por entre as nuvens, um ‘mistério’ para confirmar.

Em conversa animada e tecnicamente pormenorizada com o Vice-Presidente, Aires Pereira, percebeu-se o brilho de tantos anos de dedicação, criando, em cada ano, novos quadros e novas figuras que são alvo de tanta curiosidade de crianças e adultos.

Já em Aguçadoura, no Pavilhão multiusos, situado na antiga escola da Boucinha, o anfitrião Sérgio Cardoso, Presidente da Junta, em conjunto com Virgínia Silva e Alexandre Furtado, apresentou o Sr. Fernando Eusébio, o autor do presépio que levou perto de 15 dias a instalar. Os pormenores, bem cuidados, das cenas escolhidas para preencher aquele panorama de natal, são evidentes, com a escolha das luzes e seus diferentes tons, os materiais cuidadosamente recolhidos na natureza – musgo, cortiça, vegetação diversa – e os movimentos automáticos da água, a nora, o moinho, enfim, uma composição delicada e que se distingue por prender o olhar dos visitantes.

Depois, viagem até Argivai, à casa do Sr. Presidente da Junta, Augusto Moreira, que nos recebe em fato de trabalho, pois está em fase de terminar a sua bela e admirada obra. Há, aqui e ali, ainda um pequeno teste por fazer, mas no essencial está tudo a ficar pronto, numa atividade que envolve todos os elementos da família, tal como se espera nesta quadra de inclusão, fraternidade e solidariedade. Está tudo pensado, os artífices não deixam nada ao acaso. É certo que no final dos trabalhos, haverá lugar para um brinde, amigo, carinhoso, pintado de Vinho do Porto, de Feliz Natal e um Ano Novo próspero.

Finalmente, na casa da Sra. Antonieta Morim, ali em Nova Sintra, encontrámos igualmente o ambiente familiar próprio da quadra, com a celebração dos valores religiosos em evidência. O Presépio está instalado logo ali na entrada da casa, à mercê de convidados e visitantes mais curiosos e interessados em reviver as tradições. Não faltam figuras, embora em menor número e em menor imponência que os presépios anteriores mas, cheias de vida, que se expressam em cores vivas e contagiantes. Mesmo no centro, sobressai esse carrossel dominado por um comboio que rodopia, rodopia e que dança, cheio de voltas como a vida e que nos recorda essa preocupação em persistir e lutar por aquilo em que acreditamos, tal como fazem os nossos artífices Manuel Cruz, em Aver-o-Mar, Fernando Eusébio, em Aguçadoura, Augusto Moreira, em Argivai, e Antonieta Morim, no bairro de Nova Sintra.

Veja estes e outros presépios dos lares poveiros, no portal municipal.

Fica o convite de Aires Pereira, Andrea Silva, Luís Diamantino e Lucinda Delgado, para que não deixem de visitar os nossos presépios tradicionais e vivam Festas Felizes!