A inauguração das Ciclovias ficou marcada por um passeio de bicicleta, que começou no parque de estacionamento do Parque da Cidade. Depois de vestidos a rigor e do apito inicial, o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira e todos os que apareceram para participar pedalaram até à rede de Ciclovias.

A Póvoa de Varzim é uma cidade amiga do ambiente e um concelho em forma, que agora, dispõe das seguintes ciclovias: Ciclovia da marginal; Ciclovia do Parque da Cidade à Marginal; Ciclovia da Circular Urbana da Cidade (Via B); Ciclovia das escolas à Marginal e Ciclovia de Penalves ao centro cívico.

Com esta rede é pretendido impulsionar o uso de bicicletas enquanto transporte alternativo e com o bom tempo a chegar ficam reunidas todas as condições para dar mais uso à sua bicicleta.