Este evento teve a sua primeira edição em 2001, tendo aí reunido os quatro Conservatórios de Música públicos existentes a norte de Coimbra: Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, Conservatório de Música de Coimbra e Conservatório de Música do Porto. De lá para cá, realizaram-se mais dez Encontros de Violas, em 2003, 2004, 2007, 2009, 2011, 2013, 2014, 2017, 2019 e 2022.

Chegou agora a vez do nosso concelho acolher este encontro pela primeira vez, com o apoio da Associação Pró-Música e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que, deste modo, proporcionaram a cada aluno das suas classes, bem como às suas famílias, um dia diferente, de partilha musical, cultural e social. Simultaneamente, a organização desafiou todos os participantes a colaborarem na angariação de alimentos (não perecíveis) para serem doados ao Instituto Maria da Paz Varzim.

O Vice-Presidente, Luís Diamantino, foi o anfitrião no Pavilhão Municipal e, em nome da autarquia, deu as boas-vindas a todos os que visitaram a nossa cidade pela primeira vez, sublinhando a importância de eventos como este, que “ensinam arte e solidariedade para todos aqueles que mais precisam”, porque “um pequeno gesto pode mudar a vida das pessoas”.