Todos os meses, o Museu Municipal convida os munícipes a conhecerem uma peça especial em exibição. Em janeiro, está em exposição a rede sardinheira denominada “peça”, introduzida na Póvoa de Varzim nos primeiros anos do século XX.
A “peça” era uma rede montada em algodão, fibra que, à época, era industrialmente transformada noutros países. Esta matéria permitiu o aumento considerável no tamanho da “peça” e, consequentemente, da capacidade de captura.
Para a economia da tradicional comunidade piscatória poveira, a pesca da sardinha constituía uma atividade basilar. A sardinha pescada entre outubro e fevereiro era crucial, pois dela dependia a saúde das finanças familiares para todo o ano. Esta era destinada basicamente à salga, pois o menor teor de gordura que a espécie apresenta durante o inverno favorece a utilização deste processo de preservação.
Pode ver a Peça do Mês do Museu Municipal de terça a domingo, entre as 9h30 e as 12h30 e das 13h30 às 17h00, pelo valor de 1 euro. A entrada é livre às quintas-feiras e para estudantes, professores, reformados, associados da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e do Grupo de Amigos do Museu da Póvoa de Varzim.