A recriação das típicas rusgas poveiras pelos mais novos, no Auditório da Lota, é um momento alto que marca o arranque das Festas em honra padroeiro da nossa terra.

São Pedrinho e a Pequenada é o nome desta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, e que tem como objetivo incentivar os mais pequenos a participar nas rusgas, uma tradição poveira bastante emblemática. Por isso, imitam coreografias, cantam músicas típicas e envergam trajes tradicionais.

Luís Diamantino, Vereador dos Pelouros da Educação e da Cultura, recebeu os participantes e assistiu a esta festa que pais, familiares e amigos também não quiserem perder. Os petizes não se fizeram rogados: assumindo com responsabilidade o papel que lhes foi dado, mantiveram o cuidado nas poses e nas coreografias, preparadas com afinco pelas educadoras nas últimas semanas.

Centro Social e Paroquial de Terroso, Jardim Escola O Ribeiro, Centro Social e Paroquial de Beiriz, Centro Social Monsenhor Pires Quesado (Matriz), Centro Social de Bem Estar S. Pedro de Rates, A Beneficente – Monsenhor Pires Quesado, A Beneficente – Jardim Escola Stº. António, Obra de Santa Zita, Jardim de Infância Cego do Maio, Centro Social Bonitos de Amorim, Centro Social e Paroquial de Navais, Grande Colégio da Póvoa, Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar, Centro Social e Paroquial de Aguçadoura foram as instituições participantes. Veja, aqui, imagens que marcaram esta iniciativa.

Ainda hoje, às 22h00, os seis bairros da cidade (Regufe, Belém, Mariadeira, Sul, Matriz e Norte) ganham nova vida com a abertura das iluminações.

O programa das Festas de São Pedro continua até 7 de julho com muitos os momentos de animação prometidos, com música, desporto, manifestações religiosas e, claro, tradição.

Visite o portal municipal e conheça o programa completo das Festas.