Durante este período, e com a ajuda do guia que foi lançado, poderá percorrer o Norte do país e saborear as variadas propostas que esta região tem para lhe oferecer.

A sessão de apresentação contou com a presença de José Macedo Vieira e Lucinda Delgado, Presidente e Vereadora do Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e Melchior Moreira e Júlio Meirinhos, Presidente e Vice-Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R., respectivamente.

Convicto de que a iniciativa faz todo o sentido, José Macedo Vieira sustentou que a região Norte de Portugal possui produtos tradicionais muito ricos. Assim sendo, é de todo proveitoso juntar os municípios e rentabilizar o que cada um tem de melhor para oferecer.

Para autarca poveiro, o Turismo é algo fundamental e acredita mesmo que com as dificuldades económico-financeiras que o país atravessa, o Turismo terá um incremento notável. Para tal, há algo que temos que aprender a fazer: saber vender, alertou. Na sua opinião, esta é uma dificuldade que o país terá que ultrapassar para rentabilizar o que tem de melhor.

Melchior Moreira também não tem dúvidas de que 2012 será um ano de crescimento para o Turismo da Região, fundamentando que, mesmo num momento de dificuldades, a entidade regional que dirige alcançou um crescimento na ordem dos 70%. Temos que apostar e alavancar o Turismo, encarando-o como uma mola da nossa economia, referiu.

E sobre a 3ª Edição dos Fins-de-Semana Gastronómicos, o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal esclareceu que serão 24 fins-de-semana, 71 municípios aderentes, 960 restaurantes que fazem parte da brochura e ainda a possibilidade de pernoitar num dos 126 empreendimentos turísticos que colaboram com a entidade. Assim, “as novidades passam, para além das normais datas de realização, pela inclusão da sexta-feira; a atribuição de descontos nos restaurantes e empreendimentos turísticos aderentes à programação; e ainda, a criação de um Regulamento de Participação, numa tentativa de valorização da oferta e da experiência do visitante”, informou.

Neste âmbito, a grande aposta vai no sentido de publicar brevemente o Manual de Identidade da Marca “portoenorte.come”, no sentido de atestar a qualidade dos eventos gastronómicos da região para que se afirmem como alavancas fundamentais de segmentos específicos da procura turística, no que à “Gastronomia e Vinhos” diz respeito.

Melchior Moreira aproveitou ainda para destacar algumas acções levadas a cabo pela entidade no próximo ano, nomeadamente, a Rota Nacional da Lampreia, a elaboração da brochura de Gastronomia e Vinhos, a elaboração de um Guia dos Eventos Enogastronómicos e a elaboração da Carta Gastronómica do Porto e Norte de Portugal.

Cada município presente na sessão foi convidado a apresentar, brevemente, as suas sugestões no âmbito da iniciativa “Fins-de-Semana Gastronómicos”, sendo que Lucinda Delgado foi a primeira a desafiar a “estarem aqui, na Póvoa, no próximo fim-de-semana e provarem a Pescada e Rabanada Poveira”.

Seguiu-se a realização de uma pequena mostra e degustação de produtos regionais onde puderam provar o que de melhor o Norte de Portugal tem para oferecer.

Póvoa de Varzim no arranque dos Fins-de-Semana Gastronómicos

A acção tem início, juntamente com os municípios de Vila Verde e Vimioso, na Póvoa de Varzim. Assim, durante os dias 26 e 27 de Novembro, os pratos Pescada à Poveira e Rabanada à Poveira vão estar em destaque em 18 restaurantes que aderiram à iniciativa. E são eles: Bodegão, Costa, Estrela do Mar, Ibérica, Manjar dos Leitões, Marcelino, O Campino, O Nosso Café, O Pátio, Os Três Rapazes I, Os Três Rapazes II, Recife, Romero, Santo André, 31 de Janeiro, Vasco da Gama, Vela Atlântica, Veromar.

A criação destas duas principais referências gastronómicas (Pescada à Poveira e Rabanada à Poveira) deve-se a Leonardo Graça da Mata (1903-1997). Cozinheiro exímio, inspirou-se nas tradições locais, e soube-lhes dar o toque criativo que as individualizaram. Deixou à Póvoa um legado importantíssimo, sendo responsável pelo estatuto que a Pescada e a Rabanada Poveira adquiriram dentro da gastronomia tradicional.

Para compreender melhor a origem destes pratos, leia o folheto que preparamos para si e está disponível no portal municipal. No entanto, nada melhor do que saboreá-los no fim-de-semana que se aproxima num dos estabelecimentos que os irão confeccionar.